LIGHTNING HACKS

Histórico

H

Lightning Hacks 4: Metade da média

Dia 25/9/2019, MC: Bento Pereira

Enquanto os apresentadores tinham muitos problemas técnicos, Bento, o MC desse dia, decidiu fazer um Lightning Hack improvisado sobre teoria dos jogos. Cada ouvinte das LHs teve de escrever em um pedaço de papel uma estimativa: o quanto a pessoa achava que a metade da média de todos os números seria. Aqui está um link sobre a resolução detalhada do problema.


1. Como jogar cara ou coroa por telefone

Hacker: Andrew Ijano

Num jogo de cara ou coroa por telefone, como garantimos que a pessoa do outro lado da linha jogou a moeda e está falando a verdade? Para resolver isso, Andrew apresentou um protocolo de 4 etapas que garante que o jogo ocorra de forma honesta. Tudo isso com muita matemática!

Para mais detalhes, veja a apresentação.

2. Faça sua glitch art: databending com Audacity

Hacker: Daniela Favero

Você conhece a estética de glitch art, na qual são exploradas várias formas de quebrar mídias para deixá-las estilizadas? Uma das formas de fazer glitch art é com databending, que é basicamente editar determinadas mídias em programas que esperam um outro tipo de mídia. Nessa Lightning Hack, a Dani ensinou a usar o Audacity (um programa de edição de áudio) para gerar efeitos inusitados em imagens. Consulte as referências no The Washington Post e no glitchet.

3. Divisão usando uma calculadora mecânica

Hacker: P2 (Pedro Pereira)

Seja bem-vindo a uma Curta: uma calculadora mecânica de bolso! Ela consegue somar, subtrair, e multiplicar (através de somas repetidas). Entretanto, dividir é um desafio que envolve relembrar o algoritmo de divisão que vimos no ensino fundamental. Nessa Lightning Hack, P2 ensinou como dividir dois números em uma calculadora de mais de 50 anos de idade.

4. Chaotic Good: Desenhando Fractais com o jogo do caos

Hacker: Rafael Tsuha

O jogo do caos é um processo iterativo que parte de um polígono e um ponto inicial e resulta num padrão fractal. Nessa apresentação exploramos algumas propriedades que podem ser modificadas para criar novos padrões. Referências:

A página Chaos Game na wikipedia com informaçoes interessantes sobre o assunto Código usado na apresentação: https://gitlab.com/imaginative/chaosgame

5. Programando em templates de C++ feat. Fibonacci

Hacker: Mateus Barbosa

Foram mostradas duas formas de calcular um termo da sequência de Fibonacci usando templates de C++: a primeira com uma fórmula recursiva usual e especialização de templates para os casos base, e a segunda com uma expressão lambda iterativa, computável em tempo de compilação.